Fórum das Letras celebra a África deste quarto dia de evento


Fórum promove união entre Brasil , Moçambique e Angola. Foto: Paulo Victor Fanaia Teixeira

Se o objetivo era apenas resgatar o tema, foi-se muito mais além. Neste domingo, a mesa “A poesia cobrindo as distâncias entre a África e o Brasil”, deu um show de interação cultural, com a presença do poeta e escritor Affonso Romano de Sant’Anna, o poeta angolano Manuel Rui, o poeta João Maimona, também de Angola e com a mediação de Carmen Tindó Secco, escritora e professora de literaturas africanas.

Enfim, vamos ao que aconteceu. Primeiro as leituras de Affonso Romano, de poemas de seu livro “Que País é este?”.  Foi muito aplaudido. E houve toda uma discussão sobre a cultura e a integração dos países de língua portuguesa.

Depois passaram a bola para Manuel Rui, que, ao seu lado, um copinho e uma garrafa de cachaça, que atendeu, com muito prazer, o pedido de uma das pessoas na platéia, para que sua compatriota cantasse o hino de Angola. Todos ficaram de pé para a execução.

Manuel Rui recitou suas poesias acompanhadas de batuque, istrumentos africanos e dança ali mesmo, no palco. Foi demais.

"A poesia cobrindo as distancias entre África e o Brasil" Foto: Carol Reis

Após o fim da mesa, todos que saíram do Cine Vila Rica presenciaram a apresentação artística afro de um grupo de senhoras, e uma criança, de Lavras Novas-MG.

O grupo apontava algumas pessoas no público para aplausos, e ao saberem que ali havia uma convidada angolana, elas a escolheram para participar dos ritos. Muito emocionada, foi coroada, chorou, cantou e dançou. Ao fim gritou a frase: “Nós somos a arte, nós somos a vida”.

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias. Bookmark o link permanente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s