Indicação Folha de Capa:


Indicamos a última publicação do Poeta maranhense Ferreira Gullar. Gullar que completou em Setembro 80 anos,  lança seu livro após 11 anos desde “Muitas Vozes”. Ganhou também neste 2010 o Prêmio Luís de Camões, maior premiação para escritores de língua portuguesa e é hoje chamado de “o último grande poeta brasileiro”.

“Em alguma parte alguma”, é, ao nosso  ver, a melhor produção literária de Gullar. Poesias com ritmo, com rimas tortas, com simplicidade e complexidade atuando juntas. Temas recorrentes como a morte, a astronomia estão em destaque nesse livro. Mas o que mais se destaca é o espanto da vida e da existência, que, para ele, é a essência da poesia, só há poesia enquanto houver espanto com o mundo ao redor, afirma, em sua entrevista nos concedida no Fórum das Letras, em Ouro Preto-MG.

Gullar não sabe se haverá um próximo livro, segundo ele é preciso que haja espanto, pode ser que nada mais o surpreenda, ou que ainda se surpreenda mais não escreva, ou a própria idade, ressalta.

O melhor poema, para nós, reles leitores, é o “Fica o não dito por dito”, que explora a poesia tendo consciência de si, o leitor se dialogando com seu próprio senso de tópus poético (assuntos recorrentes), e da sinceridade do que se diz, e como se diz. É simplesmente lindo.

Jasmim
“… o jasmim, por exemplo,
é um sistema
como a aranha
(diferente do poema)
o perfume
é um tipo de desordem
a que o olfato
põe ordem
e sorve…”.

“Em alguma parte alguma”  – José Ribamar Ferreia (Gullar)

Editora: José Olympio

144 págs.

R$ 30,00

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias. Bookmark o link permanente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s