A revolução e a filosofia do épico game “TRON” volta às telas


A tão aguardada produção Disney 3D – filme – do game que revolucionou a informática lidera até o momento as bilheterias americanas, arrecadando US$ 43,6 milhões , embora a expectativa fosse maior. Narrando o incrível cenário cibernético do épico game ‘Tron’, cuja primeira versão em cinema fora feito em 1982

Mas, o que esse filme tem de filosófico? Tudo, se seguir a linha Tron. Para quem não sabe, Tron era um jogo de fliperama com gráficos que lembravam o do videogame Atari. Várias adaptabilidades em jogos bastantes simples num enredo muitíssimo imaginativo, com história impressionante, instigou a imaginação de tantos que por volta dos anos 80 foi lançado o filme Tron. No Brasil recebeu o nome de “Tron, uma Odisséia Cibernética”.

Ele narra a história de uma pessoa que é transportada para dentro do seu computador e lá ele tem de lidar com programas, vírus, várias partes do sistema e até mesmo outros usuários. Os termos computacionais são vastos, a alegoria imaginária é muito criativa, a visão artística é de elite. Realmente leva a idéia de pureza, tal como ópera, de precisão e técnica ressaltando a importância (e tendência, seja como causa ou conseqüência), e ajudou a realmente expandir (o termo ideal seria “explodir”, dada a sua força e velocidade) a informática no mundo. Vale lembrar, tudo se deu no calor do surgimento da informática no mundo.

No ano por volta de 2002 foi lançado o jogo Tron 2.0. Foi um marco, pois, os efeitos que dificilmente eram feitos mesmo com orçamentos milionários na época, quase 20 anos depois todos podiam criar em casa em seus próprios computadores. Não só a perfeição técnica, como o enredo muito inspirado fizeram renascer o tema Tron, que até hoje é ovacionado por muitos segmentos de públicos.

Filosoficamente ele influenciou a forma como todos enxergam o mundo principalmente pelo aparente paradoxo “físico x metafísica”. A forma como programas podem ser dotados de inteligência, a forma como tendemos a ser informação, o fato de também podermos ser criadores de um grande universo na forma perfeita e absoluta divina, a percepção de como se dá a dinâmica entre nossas ações e pensamentos e esse mundo não físico que desponta nesta nova era da informação.

A forma como os conceitos foram trazidos à luz e a perfeição simbólica que ajudou a tornar o mundo de Tron suficientemente real, são motivos de sua importância. Se for por meios mais atidos a nossa realidade, pode-se dizer que é pela abordagem direta à principal técnica de nossa era, a informática, ou pelo trabalhar com estilos que são baseados em visões e não uma “achatada visão absoluta das coisas”, e ainda por fim por exaltar a importância maior do caráter humano em tudo, o elevando devidamente.

Texto: codinome – Ninja Spirit

Nunca jogou ‘Tron’ ? Então confira game versão online: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Tron/

Baixe a musica tema do filme – Daft Punk: http://www.4shared.com/audio/98rG4YwN/Daft_Punk_-_Derezzed__Tron_Leg.htm

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s