Estudantes e trabalhadores realizam protesto em Cuiabá


Nesta terça-feira, 2,  ocorreu a segunda manifestação dos servidores públicos e estudantes na cidade de Cuiabá-MT , contra a proposta do corte da passagem de ônibus para estudantes de instituição pública e contra a privatização da Sanecap (companhia que administra a distribuição de água da cidade).

Fotos: Paulo Victor Fanaia Teixeira

O protesto tem ampla participação popular. Os manifestantes foram impedidos de entrar na Câmara Municipal e não houve, desta vez, agressões por parte da Tropa de Choque da Polícia Militar. Na semana passada os manifestantes, entre os quais crianças e mulheres, foram covardemente atacados pela polícia, inclusive com o registro de uma menina de 12 anos que foi agredida com spray de pimenta nos olhos e um estudante que recebeu diversos tiros de borracha nas pernas, sem motivo algum para tanta violência. O policial acusado tentou se defender negando que tenha havido tamanha repreensão mas foi calado por um vídeo que mostrava o momento em que ele atirava.

Apenas 62 dos manifestantes, que estavam previamente cadastrados, puderam adentrar na “casa do povo” para acompanhar as votações enquanto os manifestantes ocupavam a frente da Câmara, que ficou exageradamente protegida por dezenas de viaturas policiais.

Mas, sob pressão, não houve nenhum debate sobre esses dois temas. O incomodo de nossos representantes era visível, a maioria deles mantiveram-se firmes em ignorar a posição popular, apenas um deles optou por voltar atrás e se opor a privatização enquanto outros simplesmente gesticulavam “cadeia para os manifestantes”.

O atual prefeito, Chico Galindo (PTB), substituto de Wilson Santos (PSDB), já tem baixíssimo apoio popular e agora se queima, novamente, quando segundo pesquisas populares, 70% dos cidadãos da capital mato grossense são contrários à privatização e 88% consideram um golpe dado pela prefeitura e pela Câmara para que ela fosse aprovada.

Entre algumas conseqüências dessa “venda” está: desemprego para muitos atuais trabalhadores da Sanecap, aumento no valor da tarifa de água e o fato de que no futuro toda esta arrecadação irá para o bolso dos “empresários do H2O”.

Para o corte da passagem estudantil garantida, não há sequer argumentos concisos. Segundo alguns vereadores que defendem a mudança, é impossível para a prefeitura bancar passagens de ônibus para tantos estudantes. Mas os argumentos econômicos se transformaram em apelações quando os nervos esquentaram, quando hoje durante a sessão um vereador argumentou que não iria mais bancar “playboys” e pediu que fossem de carro para suas escolas, obviamente, por desconhecer as condições sociais dos estudantes das nossas instituições públicas.

Da mesma forma como foi feita a primeira aprovação pela privatização da Sanecap, isto é, rapidamente e às escondidas , nossos governantes agora esperam que o povo desista “dessa mania” de manifestar na frente da Câmara para que tudo ocorra “sem problemas”. Ledo engano.

Uma nova manifestação ocorrerá no dia 4, quando serão retomados os debates e uma possível votação desses assuntos.

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Estudantes e trabalhadores realizam protesto em Cuiabá

  1. Caio disse:

    Agora é entrar pro PSOL e tentar vereador ano que vem…

    Curtir

  2. Esse é o “BELO”…Chico Ga-Lindo! Demais de “Lindo”! Palhaçada!
    Mas o caminho é esse aí mesmo,manifestações,podem até não surtir efeito na hora …
    mas vai incomodando,alertando e com o tempo resolvendo! Parabéns PV!
    Tô curtindo ,acompanhando e compartilhando!

    Curtir

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s