Festival leva o cinema aos moradores de Mariana


Cine Inconfidentes aproxima população de Mariana-MG do cinema, mas participação é baixa

Por Paulo Victor Fanaia e César Raydan

A segunda edição do Inconfidentes – Festival de Cinema e Vídeo, que aconteceu nos dias 19 à 22 de Outubro, resgatou o contato da população de Mariana com o cinema nacional. A programação contou com a participação de músicos do conservatório Mestre Vicente, de Mariana, e também com a presença das escolas municipais Dom Benevides e Prefeito Jadir Macedo, em Monsenhor Horta.

Segundo a professora Margareth Diniz, convidada para o debate Cinema, Cultura e Educação, a realização do evento cumpre a importante função de resgatar uma herança social que se perdeu no tempo.  “É retomar o lugar que o cinema ocupava na cidade de Mariana”.

Para Ana Paula dos Santos, técnica em contabilidade, o evento representa uma importante alternativa cultural. “O festival é mais uma opção de lazer e cultura, porque nos curtas a gente acaba vendo novidades, coisa que às vezes a televisão não mostra”, garante.

Além da entrada franca, o público ainda pôde contar com oficinas gratuitas de web TV, vídeo digital, vídeo experimental e produção, entre outras.

O produtor do evento, Pedro Fernandes, afirma, no entanto, que a participação foi bem abaixo do esperado. Ele afirma, por exemplo, que, na última quarta-feira, durante as exibições, os estudantes só lotaram o teatro do Sesi em função de um trabalho, “e não pela arte em si”.

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias. Bookmark o link permanente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s