Crítica: Atrasos em 94% das obras no Brasil poderiam ser evitados, denuncia professor


Agora escuta essa…

Os desafios para melhoria na qualidade de obras públicas foi tema do “I Fórum Qualidade em Foco”, realizado este mês em Cuiabá. O encontro foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado com apoio do Governo de Mato Grosso.

Foto: Thiago Bergamasco/Agência Phocus

Paulo Roberto Vilela  – Foto: Thiago Bergamasco/Agência Phocus

O presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Roberto Vilela, bateu duro! “Estamos satisfeitos com o estágio atual do andamento das obras públicas?”, pergunta ao público.

De acordo com o palestrante, dados nacionais dão conta que 94% das obras nacionais estão com cronograma físico atrasado, são mais de 3.500 obras paralisadas sendo, ao menos, R$ 35 bilhões desperdiçados.

Podemos nos perguntar qual seria a parcela de culpa mato-grossense nesses números?

O professor cutuca. “É preciso dar atenção ao planejamento, pois o grande número de obras atrasadas poderia ser reduzido evitando os erros na hora de planejar e elaborar os projetos”. E explica-se. “Os números mostram que há desconhecimento dos profissionais de órgãos públicos e privados em relação à área de Engenharia de Custos. Hoje o padrão adotado pelo governo está completamente fora da realidade, pois os sistemas referenciais são inadequados e não há regras de cálculo da estimativas falhas”.  Ai…

A população da Rua Dos Periquitos em Cáceres-MT, que há décadas não sabe o que significa rua asfaltada e cuja milagrosa solução teve fim triste devido à falta de planejamento que já paralisou a obra, deve concordar bem com a fala do professor.

Quem espera o VLT, então, nem se fala…

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG
Esse post foi publicado em Matérias. Bookmark o link permanente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s